Koellreutter


Fundação Koellreutter

 


Em 2006, Margarita Schack, viúva de Hans Joachin Koellreutter, doou à Univesidade Federal de São João del-Rei – UFSJ    acervo que daria surgimento à Fundação Koellreutter.

 

Composto por fontes documentais de naturezas diversas, tem por mais frequentes os suportes celulósicos, tais como correspondências, partituras, livros, periódicos, recortes de jornais e revistas. A biblioteca do compositor possui cerca de 800 volumes referentes à música européia, música brasileira, filosofia,  materiais que abrangem as diferentes áreas de conhecimento e interesse do mestre; há grande número de partituras de trabalho com obras que marcaram a trajetória do Koellreutter flautista aos interesses do regente e do especialista em repertório contemporâneo. 

 

A produção musical de Koellreutter está estimada em 77 obras, em edições e manuscritos; constam ainda no acervo materiais fotográficos e objetos pessoais, registros sonoros como discos de vinil, fitas cassete e CDs.

 

Parte do acervo encontra-se disponível ao público no Espaço Koellreutter, inaugurado em setembro de 2006, situado   no Solar da Baronesa - Centro Cultural da UFSJ.

 
 

Objetivos da Fundação Koellreutter
 

No âmbito da preservação documental, a Fundação Koellreutter tem por objetivos a organização, tratamento e disponibilização do acervo Koellreutter, e a constituição de um banco de dados – Biblioteca Digital, a ser disponibilizado a estudiosos, pesquisadores e interessados em  geral, visando difundir e tornar vivo dos mais importantes arquivos da memória musical brasileira. 

São finalidades da Fundação Koellreutter:

 
  • Apoiar e promover o desenvolvimento de atividades culturais, especialmente as relacionadas à música, no campo do ensino, pesquisa e extensão;
  • Viabilizar o acesso, a recuperação, conservação e a exposição do acervo Koellreutter, através do Espaço Koellreutter;
  • Desenvolver atividades culturais e artísticas voltadas à difusão das artes contemporâneas;
  • Criar condições que facilitem o desenvolvimento das artes em geral, em especial ao estudo das obas de H.J. Koellreutter.
  • Estabelecer parcerias e intercâmbios com outras instituições.

 

 

Estrutura Organizacional da Fundação Koellreutter
 
 
:: Fundadores

Margarita Schack Koellreutter

Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei.

 
 
:: Presidente

Marcia Ermelindo Taborda

 
 

:: Curadoria de Arte e Educação

Regina Porto

Carlos Kater

 
 

:: Gerente Executivo

Luís Carlos de Resende

 
 
:: Conselho

Carla Silva Reis

Maria Betânia Monteiro Guimarães

Maria Stella Neves Valle

Sérgio de Figueiredo Rocha