Atividades de 2015


 

 

 

 

Histórico das atividades do ano de 2015

 

 

Dia 24 de novembro de 2015

 

Município de Coronel Xavier Chaves

 

Os trabalhos no lindo município de Coroas - Coronel Xavier Chaves em prol da Economia Solidária está em bons trilhos caminhando a passos firmes e fortes. Em parceria com o CRAS da cidade a Incubadora está cada vez mais próxima da população levando conhecimento e informação a respeito da EcoSol e suas atividades, assim toda equipe do CRAS está trabalhando para a realização neste final de ano da 1ª Feira de Economia Solidária de Coroas. Estamos formulando a programação que em breve será divulgada. Avante EcoSol o/

 

  

 

 

 

Dia 08 de outubro de 2015

 

Santa Cruz de Minas

    

Nesta quinta, dia oito de outubro realizamos mais uma reunião no município de Santa Cruz de Minas. O grupo incubado está muito empenhado e dedicado às ideias apresentadas até agora, foi então construído um plano de ação para a criação de mais um empreendimento de Economia Solidária na Regional Vertentes. O objetivo do grupo e a formalização de uma cafeteria, melhor dizendo um café solidário que possa oferecer desde produtos alimentícios até a parte cultural da cidade, buscando artesanatos e artes em geral para serem expostos, representando o lugar como um local de referência para os turistas e para a própria população que às vezes desconhece a história do município, incorporando assim ao Coffe Sol. (nome escolhido para representar o empreendimento) cada pedacinho de Santa Cruz de Minas. 

Alguns artesanatos que estão e serão produzidos:

 

 

 

Dia 08 de setembro de 2015

 

Município de Prados

 

 

Nesta terça-feira pela manhã a equipe da incubadora compareceu a uma reunião na prefeitura do município de Prados, onde junto ao prefeito e a equipe da assistência social debatemos para futuros avanços da Economia Solidária na cidade. Já contamos com o apoio da prefeitura municipal há alguns anos e estas ações em prol do movimento estão cada vez mais fortalecidas, o que propicia a continuidade do trabalho e a evolução dos grupos. Em breve traremos boas e novas noticias dos avanços de nossos trabalhos no município.     

Avante Ecosol o/ 

 

Dia 31 de agosto de 2015

 

Reunião do Fórum Regional de Economia Solidária Campo das Vertentes

Para começarmos bem a semana, nesta segunda-feira foi realizada a reunião do Fórum Regional de Economia Solidária Campo das Vertentes no Campus Dom Bosco na Universidade Federal de São João Del Rei. Estiveram presentes empreendimentos, gestores públicos, além de membros da coordenação do Fórum e o representante da SEDESE, Erick Assis. Foram tratados diversos assuntos entre eles os repasses sobre a reunião do Fórum Mineiro, feiras regionais e cursos para formação. Estas reuniões são fundamentais para as atividades de Economia Solidária nos municípios, articulando trabalhos e repassando informações entre os presentes. Sempre com o objetivo de fortalecer e disseminar este lindo movimento, que merece maior atenção das políticas públicas e de toda a população que ainda desconhece os projetos da Economia Solidária. Grandes trabalhos serão realizados e bons frutos estão a caminho, quem persiste alcança seus objetivos. Avante Ecosol o/

 

 

Dia 21 de agosto de 2015

 

Os membros da Incubadora foram convidados pela Professora Juliana do Departamento de Administração – DECAC, para auxiliá-la na matéria de Economia Solidária deste mesmo curso. Devido à experiência do grupo e os trabalhos que estão sendo realizados recebemos este convite e aceitamos de prontidão. Nesta sexta-feira foi realizada uma apresentação sobre o que é Economia Solidária, onde ela atua, os benefícios que traz para a população dos municípios etc.

Foi passado um vídeo introdutório e logo após uma breve apresentação dos empreendimentos incubados atualmente, os alunos do 6º período do curso de Administração se mostraram muito interessados no assunto o que para nós é excelente, pois ajuda a divulgar nosso trabalho e a também à Ecosol. Ainda serão presididas outras aulas com a equipe da Incubadora aos alunos do 6º período, nestas serão apresentados cada um dos empreendimentos hoje por nós incubados. À Professora Juliana e aos alunos da administração deixamos o nosso muito obrigado e desde já a Incubadora está de portas abertas para receber a todos, venha faça uma visita e conheça esse lindo projeto. 

 

 

Dia 12 de agosto de 2015

 

Fóruns Regionais 

Nesta quarta-feira aconteceu no município de Barbacena a segunda etapa do Fórum Regional Territorial Vertentes, e nós da Incubadora estivemos presentes levando nossas demandas de Economia Solidária para a regional representando também o Fórum Regional de Ecosol. Entre as demandas apresentadas, entraram 3 propostas de Ecosol entre as 10 escolhidas pelo eixo Emprego, Trabalho e Renda. Essas propostas foram:


- Recurso fixo de apoio aos municípios da regional para Economia Solidária, através da Lei municipal de Ecosol.

- Instalação de um Centro de Referência em Economia Solidária nas cidades polo, São João Del Rei, Barbacena e Conselheiro Lafaiete.

- Criação de pontos fixos de comercialização para Economia Solidária.

Essas propostas serão discutidas e iram contribuir para o plano estadual que será implementado no próximo ano já com a destinação dos recursos para as demandas regionais. 

 

Nóticia no site da Preitura Municipal de São João Del Rei: http://saojoaodelrei.mg.gov.br/noticia/6664 

 

 

 

Dias 10, 11 e 12 de julho de 2015

 

Nos dias 10 a 12 de julho de 2015 aconteceu em Santa Maria (Rio Grande do Sul) o maior evento mundial de Economia Solidária. Esta feira se traduz como território que possibilita espaços de articulação, debate, troca de idéias e experiências de comercialização de empreendimentos urbanos e rurais, portanto, um lugar de formação e fortalecimento da Economia Solidária praticada em todo o mundo! Participaram da feira empreendedores e visitantes provenientes de 17 países, representando no total três continentes: África, Europa e América do Sul. Estiveram presentes também 26 Estados Brasileiros e Distrito Federal, com 556 municípios representados. Segundo a brigada militar, 245 mil pessoas prestigiaram o evento, onde foram expostos cerca de 10 mil produtos na área da agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigrangeiros, plantas ornamentais, além de artesanatos produzidos por povos indígenas. 

Destaca-se a presença de universidades, gestores públicos, instâncias do legislativo municipal, estadual e federal, movimentos sociais campesinos, de mulheres e da juventude, pastorais, sindicatos, cooperativas, ONGs, Cáritas, dioceses, escolas e incubadoras sociais na construção da feira, que contou também com a colaboração de povos quilombolas, indígenas, catadores e senegaleses. 

Leia a carta completa no link: 

http://www.fbes.org.br/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=1954&Itemid=18

  

A ITCP-UFSJ prestigiou o evento pelo segundo ano consecutivo e agradece a todos os que contribuiram para a realização deste grandioso evento. A Feicoop comprova: outro modelo de economia é possível e já acontece!

Fotos: Claudia Simões

 

Dia 20 de junho de 2015

 

Eleição da nova Coordenação do Fórum de Economia Solidária do Campo das Vertentes 

 

Representantes dos empreendimentos:

o   Adriana Carvalho

o   Carmem Lúcia

o   Cléa Aparecida 

o   Mariza Ferreira

o   Tatiane Leone

Representantes das Entidades de apoio e fomento:

 

o   Titular: Jorge Luiz 

o   Suplente: Maria Aparecida

 

Representante dos Gestores públicos:

o   Titular: Conceição Maria

 

 

 

Dia 11 de junho de 2015

 

 

 

Realizamos uma visita ao espaço do CRAS do Município de Santa Cruz de Minas, conhecemos as instalações e conversamos sobre o trabalho que está sendo realizado em prol da Ecosol em Santa Cruz. Na reunião foram discutidos vários assuntos entre eles a implementação da lei de Economia Solidária, que foi aprovada e irá nos auxiliar na busca de políticas públicas para o município. O local da reunião, sede do CRAS é lindo de se ver, muito organizado com brinquedos e materiais novos e bem cuidados um exemplo a ser seguido. Foram criadas novas pautas e marcada outra reunião que contará com a presença de várias pessoas que irão integrar os novos empreendimentos a serem criados. 

 

 

Dia 02 e 03 de junho de 2015

 

O CEFES Sudeste promoveu nesta segunda e terça-feira nas instalações da Incubadora o Curso de Formação para Educadores Populares. O evento foi um total sucesso tendo a presença de várias pessoas que atuam e diversas funções sociais, com todas as vagas destinadas ao curso preenchidas e trocas de saberes que valorizaram e enriqueceram as atividades.

  

 

Dia 27 de maio de 2015

 

Grupo de estudos

Nesta quarta-feira aconteceu antes da reunião semanal da Incubadora um grupo de estudos com o tema:

- Elaboração de um plano de ação

Este grupo de estudos foi presidido por Nara Carolina e Marina Marques membros da incubadora, que receberam esta capacitação em um curso em Salvador - BA e repassaram os conhecimentos adiquiridos aos demais membros. Enriquencendo ainda mais nosso aprendizado teórico, reforçando a necessidade de constante formação que temos e melhorando o convívio do grupo que está cada vez mais unido em prol das atividades e do movimento de Ecosol.

 

 

 

Dia 21,22 e 23 de maio de 2015

 

 

  

Nos dias 21, 22 e 23 de maio ocorreu o no Retiro São José em Belo Horizonte – MG, o Curso Estadual de Formação de Educadores em Economia Solidária de Minas Gerais, promovido pelo CFES Sudeste. A temática deste curso foi "Educação Popular, Território e Territorialidades", contanto com a presença de vários empreendimentos de Ecosol além das entidades de apoio. O curso foi extremamente produtivo, contando com oficinas, debates com representantes de movimentos populares e uma visita ao Colégio Marista para um Chá com prosa onde foram apresentadas as experiências da CAA – Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas com a participação de Carlos Dayrell e da CEVAI – Centro de Vivência Agroecológica com Marcos Jota. A ITCP-UFSJ marcou presença neste curso e agradece ao Instituto Marista de Solidariedade pela oportunidade e apoio ao movimento de Ecosol. 

 

 

Dia 21 de maio de 2015

 

 

 

Nesta quinta-feira pela manhã foi realizada uma reunião na Prefeitura no município de Prados, que contou com a participação de várias pessoas importantes no setor de Políticas Públicas do município, estiveram presentes o prefeito Maurílio; Keila, secretária de cultura, Luciene, representante do CRAS; Mauro, secretário da Assistência Social; além do Professor Benedito Anselmo Coordenador da Incubadora e as estagiárias Marina Marques e Nara Carolina. Nesta reunião foram discutidos os encaminhamentos que serão dados a cada empreendimento do Município: Feira, Costura, Salão de Beleza e Orosimbo. Foram acertados também os detalhes para a posse do Conselho de Economia Solidária.

 

 

 

 

Dia 20 de maio de 2015

 

LEI MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA APROVADA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS

É com grande satisfação que informamos a aprovação da Lei Municipal de Economia Solidária de Santa Cruz de Minas. Nesta quarta-feira em assembleia na câmara dos vereados do município, foi votada e aprovada a lei que representa um grande avanço para com o trabalho que será realizado na comunidade. Com a instituição da lei será eleito um conselho que irá auxiliar e monitorar os trabalhos de Ecosol no município. A Incubadora Tecnológica agradece aos vereadores que por decisão unânime aprovaram esta lei e ainda ressaltaram a importância da Ecosol para a comunidade, agradecemos também a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social pelo trabalho em conjunto e pelo apoio ao projeto. Novos caminhos se abrem, novas conquistas surgem. 

 

 

Dia 08 de maio de 2015

 

Reunião no município de Lagoa Dourada. 

  

 

Em busca de fechar mais uma parceria a reunião contou com a presença da secretária de assistência social, a coordenadora do crás, o secretário de finanças, a secretária de cultura, um representante da Associação Comunitária dos Moradores do Catauá. Houve uma breve apresentação do trabalho que é desenvolvido pela incubadora, em um segundo momento foi apresentado o projeto de intervenção em Lagoa Dourada cotantando com a participação de todos os participantes que contribuíram com debates sobre a importancia da implantação do projeto. A proposta foi bem recebida e apoiada por todos, a secretária de cultura, a coordenadora do Crás e a secretária de assistência social se encarregaram de marcar reuniões com os dois coletivos iniciais, de visitar uma das reuniões da ITCP e também ficaram responsáveis de contatar a incubadora em relação a aprovação ou não aprovação dessa parceria, por parte da administração municipal.

 

 

 

 

Dia 06 de maio de 2015

 

Hoje em nossa reunião semanal contamos com a presença dos representantes da Secretaria de Agricultura Familiar de São João Del Rei, destacando a presença de nossas amigas Tutuca e Mariza que são dois exemplos de perseverança e empenho para com o movimento da Ecosol. Tivemos também conosco o Professor Roberto Lira representante da Economia Solidária municipal. Esses encontros estão se tornando cada vez mais constantes o que fortalece o nosso trabalho gera troca de informações e fornece aos membros da incubadora muito conhecimento e experiência, importantíssimos na formação das pessoas e de nossos empreendimentos. Agradecemos a presença desses nossos amigos e reiteramos que a Incubadora de Tecnologias Populares está de portas abertas para receber você que deseja conhecer o nosso trabalho e conhecer essa nova economia que se faz. 

  
    

 

 

 

Dia 04 de maio de 2015

Outra parceria concretizada.

Hoje em uma reunião na parte da manhã concretizamos com muito orgulho mais uma parceria agora com o município de Coronel Xavier Chaves, onde desde de o ano passado estamos incubando dois grupos:

Cerdas Ecológicas: através da produção de vassouras feitas a partir de garrafa pet este grupo está evoluindo constantemente tanto na parte tecnica como estrutura e pessoal. 

Linhas Solidárias: constituido integralmente de mulheres este grupo está recebendo capacitações na área de corte e costura e já irá começar a produzir suas primeiras peças que serão os uniformes dos trabalhadores da usina de reciclagem do município. 

*Leia mais sobre estes dois grupos incubadores na página acima COLETIVOS APOIADOS. 

Com o intuito de fixar a Economia Solidária no munípio levando a população oportunidades de se desenvolverem e melhorarem sua qualidade de vida o projeto foi fechado com grande empenho e vontade de trabalhar de todas as partes tanto da prefeitura como da Incubadora. Agradecemos ao Prefeito por ter nos recebido e por ter esse pensamento empreendedor solidário apoiando o movimento de Ecosol. Aguardem em breve teremos mais novidades...

 

 

 

Dia 30 de abril de 2015

 

Nos dias 27, 28 e 29 de abril, foi realizado o segundo Módulo do Curso sobre Metodologia de Incubação de Empreendimentos de Economia Solidária, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador - BA. E nós agradecemos ao convite da ITES - Incubadora Técnológica de Economia Solidária da Universidade Federal da Bahia para a realização deste curso que irá nos auxiliar com o trabalho de incubação.
 
 
 
 
 
 
 

Dia 25 de abril de 2015

 

Neste sábado fizemos uma visita a dois Quilombos localizados nas proximidades do município de Nazareno – MG. Esses quilombos se denominam por Palmital e quilombo Jaguara, são comunidades carentes que tem na sua história a descendência de escravos que receberam essas terras depois que a sua Senhora na época faleceu. Além de uma rica história estes grupos necessitam de atividades economicamente viáveis e organizadas para poderem produzir, comercializar e tirar uma renda que auxilie no subsídio de seu lar. Nessa expectativa reuniram-se alguns professores da universidade entre eles Professor Glauco e Professora Zandra para desenvolver um trabalho com o auxílio de alunos bolsistas e voluntários de vários cursos, com o intuito de levar a estas comunidades formas que melhorem sua qualidade de vida e bem estar. Muitas demandas foram encontradas e serão trabalhadas em conjunto com os professores e alunos envolvidos no projeto, em breve mais informações...

 

 
“Não dê o peixe, ensine pescar” – Provérbio Chinês 
 
 

 

Dia 15 de abril de 2015

Mais uma parceria se inicia.

 

E mais uma parceria se concretiza, tivemos o prazer de reunirmos junto a Prefeita Sinara Campos, o Secretário de Assistência Marco Bento e a Diretora de Cultura e Turismo Betânia Resende na Prefeitura Municipal Santa Cruz de Minas para a implementação de mais um projeto de ECOSOL. Através de uma parceria entre a prefeitura municipal, a universidade e a incubadora será desenvolvido um forte trabalho no município tendo como ponto central a Economia Solidária e os benefícios que está trará tanto a cidade quando a população. Nasce mais uma semente que foi plantada, está criando raiz e irá crescer forte com o empenho de todos em um bem maior.

Fotos: DANIEL PELLUZZI

Matéria TV Santa Cruz De Minas

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.942473365772764.1073742146.569366686416769&type=1

 

 

 

Dia 06 de abril de 2015

 

11ª Feira de Artesanato em São João del-Rei

 

 

Como parte dos eventos da cidade nesta semana santa a 11ª Feira de Artesanato reuniu diversos expositores de vários estados do Brasil. Tida como uma das maiores de Minas Gerais a Feira contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, como vários turistas vem prestigiar as festividades da semana santa além destas festividades puderam também desfrutar de uma variedade imensa de artesanatos expostos em 150 estandes do dia 02 ao dia 05 de abril, na Avenida Tancredo Neves no centro da cidade. A grande importância deste evento é a disseminação das atividades de ECOSOL para a população que ainda não conhece o movimento e nem imagina a importância da ECOSOL para a vida de tantas pessoas e milhares de famílias. 

 

 

 

O Prefeito Professor Helvécio prestigiou o evento e cortou a fita inaugural destacando a importância do artesanato para cidade e para os produtores. "A feira movimenta a economia de São João del-Rei. Além de criar uma integração entre os artesãos da cidade e os artesãos que vem de fora, melhorando as técnicas de produção. Hoje a feira conta com presença de pequenos artesãos são-joanenses, que no futuro podem se tornar grandes empreendedores do ramo."

 

 

 

Dia 25 de março de 2015

 

Nesta quarta-feira a ITCP/UFSJ participou de uma reunião no salão nobre da Prefeitura Municipal de São João. Essa reunião contou com a presença de alguns artesãos, representantes de artesãos e associações de artesanatos de São João Del Rei, além dos representantes de Economia Popular Solidária da prefeitura. Foi uma reunião muito produtiva e esclarecedora, que ao seu final criou várias diretrizes e ações para futuros projetos que irão integrar os artesãos em geral, a prefeitura municipal e a incubadora. O objetivo é dar mais auxilio e melhores condições de trabalho para os artesãos, além de formas para as suas artes possam ser cada vez mais expostas e conhecidas tanto no município quanto no estado. 

 

 

 

Dia 18 de março de 2015

 

  

 

 

 A incubadora teve o prazer de retornar o trabalho com os empreendimentos solidários do município de Coronel Xavier Chaves. Através de uma reunião realizada nas dependências do COSNEC (Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves) , tivemos a oportunidade de conhecer novos integrantes dos grupos e rever os antigos e fiéis membros. O encontro foi muito produtivo  e proporcionou boas perspectivas para a equipe que faz o acompanhamento dos grupos e para os integrantes destes empreendimentos que se mostraram empenhados em continuar o trabalho e fortalecer o movimento de Economia Solidária.

  

 

 

Dia 11 de março de 2015 

 

Hoje em nossa reunião semanal que acontece toda quarta-feira tivemos a presença de duas representantes da Economia Solidária na Prefeitura de Barroso, sendo elas Maria Goretti e Claudineia Teixeira. Foi um encontro muito produtivo, pois além de rever e criar novos amigos foram apresentadas várias ações em apoio aos empreendimentos de economia solidária na cidade de Barroso, fortalecendo uma futura parceria entre a Universidade Federal de São João Del Rei por meio da Incubadora Tecnológica de Coperativas Populares e a Prefeitura Municipal de Barroso. Com o objetivo de impulsionar o movimento social da economia solidária nos municípios, essa parceria será de grande importancia para todas as instituições que dela forem beneficiadas.