INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES


FORMAS DE INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES (UCs) DA GRADUAÇÃO, PARA ALUNOS REGULARES:

1 - INSCRIÇÃO PERIÓDICA

O discente regularmente matriculado na UFSJ deverá fazer, semestralmente, inscrição nas unidades curriculares do curso. A Inscrição Periódica é efetuada com base na Res. CONEP 024/2014, nas datas previstas no Calendário Escolar. Na Inscrição Periódica podem ser oferecidas Unidades Curriculares:

  • NORMAIS - desenvolvidas ao longo de todo o semestre letivo;
  • CONCENTRADAS - desenvolvidas dentro do semestre letivo, mas em período menor que este, não podendo ser oferecidas no 1º semestre do curso;
  • EM BLOCO - agrupadas de acordo com seus conteúdos, devendo o discente cursar não uma unidade específica, mas uma determinada carga horária dentro do bloco, conforme definido no PPC;
  • EM REGIME DE RECUPERAÇÃO (RER) - oferecidas para discentes que já tenham cursado, sem aproveitamento por nota, a mesma UC ou equivalente direta, sendo o procedimento regulado por normatização específica. 

                                                            Resultado de imagem para imagem de tv

Clique, aqui, e assista ao vídeo sobre inscrição periódica

Segundo o artigo 4º da Resolução CONEP Nº 024/2014, "a inscrição na Primeira ou na Segunda Etapa de Inscrição Periódica é obrigatória para os discentes a partir do seu segundo semestre letivo, sob pena de desvinculação", ou seja, perda de vaga na UFSJ. Porém, esclarecemos que os alunos que ingressam na nossa Instituição pelo PROTAP (transferência externa ou portador de diploma de curso superior/obtenção de novo título) realizam sua primeira inscrição, conforme estiver estabelecido no respectivo Edital que lhes permitir o ingresso.

 

 

ATENÇÃO

Qualquer alteração de endereço ou de documentação deverá ser comunicada, formalmente, à DICON.

2 - INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES EXTEMPORÂNEAS

Unidades Curriculares extemporâneas são unidades curriculares oferecidas pelo Colegiado de Curso, a qualquer momento, desenvolvidas em prazo determinado por edital, do qual devem constar: número de vagas, período de duração e critérios de seleção.

A solicitação de inscrição é feita diretamente na Coordenadoria de Curso que oferece a unidade curricular.

3 - INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES DO TIPO ESTÁGIO, ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU TRABALHOS ACADÊMICOS

Essas UCs são chamadas Unidades Curriculares estendidas e podem ser oferecidas em prazos diferentes daqueles determinados pelo Calendário Escolar e podem ter duração maior que a do semestre letivo. As normas e prazos para realização dessas UCs são definidos pelo Colegiado de Curso.

 

Saiba mais: clique aqui e conheça, na íntegra, a Resolução CONEP 027/2013 que "estabelece definições, princípios, graus acadêmicos, critérios e padrões para organização dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFSJ."