Portal do Governo Brasileiro


 CC

Campus Sete Lagoas

 

O novo campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi criado em 2009 no município de Sete Lagoas (SL), MG, para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico dos municípios da mesorregião metalúrgica de Sete Lagoas. Esta mesorregião tem como principais atividades econômicas a agropecuária e indústrias do setor de metalurgia e de alimentos, dentre outras. Na nova unidade da UFSJ foram implantados os cursos de graduação de Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos, e uma pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, na área de Bioengenharia.

O Campus Sete Lagoas (CSL) da UFSJ está inserida em uma região que apresenta na atualidade forte desenvolvimento tecnológico. Esta região tem taxa de desenvolvimento comparável à da China, entorno de 11,5% ao ano. Sua área de influência, com mais de 500.000 habitantes, abrange 38 municípios da mesorregião metalúrgica.

A inserção do CSL-UFSJ no contexto regional é estratégica, prevendo atuação nas diferentes áreas das ciências agrárias e da tecnologia de alimentos, com base em uma formação teórica e prática, aliada à pesquisa científica, extensão e cooperações com outras instituições de ensino e pesquisa, como previsto no Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de São del-Rei.

O Campus está localizado em área doada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Milho e Sorgo CNPMS/EMBRAPA. Deve-se ressaltar que esse Centro de Pesquisa da EMBRAPA foi um dos mais importantes articuladores da instalação dessa unidade da UFSJ em Sete Lagoas, sendo que o Campus foi implantado em área, doada pela EMBRAPA, vizinha ao Centro de Pesquisa.

A parceria da Embrapa com a UFSJ relaciona-se com os programas de graduação, pós-graduação e projetos de pesquisa e extensão. No caso da graduação, os alunos da UFSJ têm a possibilidade de participar de projetos desenvolvidos dentro da EMBRAPA, através de projetos de iniciação científica e estágios.

A EPAMIG de Sete Lagoas e a EMATER-MG são parcerias que estão sendo estabelecidas com o propósito de fortalecer as ações da universidade e dessas instituições na região, buscando estabelecer vínculos com as comunidades locais, bem como proporcionar a troca de conhecimento entre os profissionais das instituições envolvidas. Atualmente, há algumas parcerias entre professores da UFSJ e EPAMIG no desenvolvimento de projetos científicos e entre professores da UFSJ e EMATER de Sete Lagoas em projetos de extensão. Os alunos se beneficiam direta e indiretamente dessas parcerias.

 

 INFORMAÇÕES

Universidade Federal de São João del-Rei
Campus Sete Lagoas – CSL
Endereço: Rodovia MG 424 – Km 47
CEP: 35701-970 – Sete Lagoas – MG
Caixa Postal: 56