Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)


Definição:

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 que tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em torno dos eixos: EnsinoPesquisaExtensão, fundamentando-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade do ensino superior no Brasil. Busca assegurar a integração das dimensões externas e internas da Avaliação Institucional, mediante um processo construído e assumido coletivamente, com funções de gerar informações para tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo.

 

Princípios norteadores do SINAES:

1. Responsabilidade social
2. Reconhecimento da diversidade do sistema
3. Respeito à identidade institucional
4. Globalidade
5. Continuidade
6. Compromisso Formativo
7. Publicidade

 

Características:

1. Participação
2. Integração
3. Rigor
4. Institucionalidade

 

Dimensões avaliadas pelo SINAES:

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
2. A política para o Ensino, Pesquisa e Extensão
3. Responsabilidade Social da Instituição
4. A comunicação com a sociedade
5. As políticas de pessoal, desenvolvimento profissional (corpo docente e técnico-administrativo)
6. Organização e gestão da Instituição
7. Infraestrutura física
8. Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional
9. Política de atendimento aos discentes
10. Sustentabilidade financeira da instituição

 

Modalidades avaliativas do SINAES:

1- Avaliação das Instituições de Educação Superior:
a) autoavaliação ou avaliação interna – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES.
b) avaliação externa – realiz
ada por comissões designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (INEP), seg
undo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES).

2- Avaliação dos cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas.

3- Avaliação do desempenho dos discentes, através do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) – aplica-se aos discentes ao final do primeiro e ao final do último ano do curso, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais.