Perfil do Profissional


 

Bacharel em Ciências Biológicas

 

O Bacharel em Ciências Biológicas formado pela UFSJ será um profissional com capacidade para atuar tanto na área acadêmica, desenvolvendo pesquisa nas diversas áreas das Ciências Biológicas, como atuar também diretamente nas áreas relacionadas ao meio ambiente, biodiversidade, recursos naturais, saúde e biotecnologia.  Dessa forma, o Bacharel em Ciências Biológicas será formado para desempenhar principalmente as seguintes atividades:

a) trabalhar em Instituições de pesquisas puras e aplicadas, vinculadas ou não às Universidades;

b) trabalhar em Laboratórios (de centro de qualidades e análises);

c) atuar junto à área de Ciências Ambientais associados às organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs);

d) trabalhar na Indústria (alimentar e farmacêutica).

Apresentará formação com conhecimento das principais metodologias de trabalho relacionadas à Biologia utilizadas tanto em campo como em laboratório. Terá senso crítico para analisar, interpretar fenômenos biológicos, bem como propor soluções, desenvolver e aplicar tecnologias com a finalidade de conciliar os avanços sócio-econômicos e tecnológicos com a conservação dos recursos naturais e garantia de qualidade de vida.



Licenciado em Ciências Biológicas


O Licenciado em Ciências Biológicas pela UFSJ deverá:

· Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação (competência profissional garantida pelo domínio do saber sistematizado dos conteúdos das Ciências Biológicas, com domínio geral dos processos básicos de produção de conhecimentos da área);

· Possuir capacidade crítica para analisar de maneira ética os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos das áreas de referência e ligados a prática docente, refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;

· Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional;

· Assumir o processo ensino-aprendizagem em constante mobilidade, construído pelo saber fazer e pelo conhecimento cientifico na área;

· Saber refletir sobre o comportamento profissional que a sociedade espera do educador, estando sempre atualizado com os novos conhecimentos científicos e educacionais que são desenvolvidos e testados;

· Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência, a sua natureza epistemológica, compreendendo o seu processo histórico-social de construção;

· Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;

· Ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas como ensino de Ciências Biológicas, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas responsáveis por imprimir mudanças na prática pedagógica e nos conteúdos de referência;

· Saber lidar com temas que levem a tratamentos fora do campo estrito das Ciências Biológicas, sendo capaz de lançar mão do trabalho coletivo com profissionais de outras áreas do conhecimento;

· Ter formação humanística que lhe permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos que direta ou indiretamente são alvo do resultado de suas atividades;

· Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível n omercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Ciências Biológicas;

· Estar engajado na luta pela cidadania como condição para a construção de uma sociedade justa, democrática e responsável.