Serviços aos alunos do Campus Centro-Oeste


O Setor de Assistência Estudantil do CCO faz parte da Seção da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e possui profissionais de Serviço Social, Pedagogia e Psicologia. No Setor são criadas e desenvolvidas ações direcionadas aos estudantes, por meio de um trabalho transdisciplinar para a permanência bem sucedida na universidade.

A recepção do setor localiza-se no 2º andar do Bloco D, antessala do Gabinete 7 - Telefone: (37) 3221-1955
E-mail: assistenciaestudantil_cco@ufsj.edu.br

EQUIPE

Serviço Social - Apoio à permanência do aluno, por meio da operacionalização de um conjunto de ações, projetos e programas que garantam a atenção as suas necessidades básicas e o desenvolvimento das atividades acadêmicas, além de informações e orientações sobre direitos, recursos, serviços e benefícios sociais. Os atendimentos são realizados em regime de plantão ou podem ser agendados pelo e-mail da profissional.

• Cristina Pereira: Assistente Social - Gabinete 6 - cristina.ufsj@gmail.com

Serviço de Psicologia - Acolhimento e suporte psicológico aos alunos, com o intuito de oferecer um espaço para reflexão e mobilização diante de eventuais dificuldades pessoais e/ou acadêmicas. O Plantão Psicológico funciona às segundas e quartas, de 08 às 12h, e terças e quintas, de 13 às 17h, para atendimentos únicos ou de emergência e sem necessidade de agendamento prévio. Já o acompanhamento psicoterapêutico tem frequência semanal e com agendamento no setor ou pelo e-mail do psicólogo.

• Túlio Trevisan: Psicólogo - Gabinete 12 - tuliotrevisan@ufsj.edu.br

Assuntos Pedagógicos - Atendimento pedagógico, orientação às atividades discentes relacionadas à sala de aula, orientação para a inscrição periódica, estratégias de ensino-aprendizagem e acompanhamento dos rendimentos dos alunos. O atendimento é realizado por meio de agendamento pelo e-mail da profissional.

• 

Ações desenvolvidas no Setor de Assistência Estudantil

•  Atendimentos sociais, pedagógicos e psicológicos aos alunos;
•  Apoio e orientação familiar;
•  Avaliação e triagem das demandas apresentadas;
•  Encaminhamento dos casos necessários para atendimento em serviços públicos e privados, segundo as necessidades específicas;
•  Participação nos eventos de acolhimento aos alunos ingressantes;
•  Avaliação socioeconômica para as ações afirmativas do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU);
•  Avaliação socioeconômica para acesso ao Programa Bolsa-Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC);
•  Coordenação e execução dos programas de assistência estudantil da UFSJ no CCO.

Ações Afirmativas - SISU: As universidades federais reservam vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei n° 12.711/2012 (Lei das Cotas). Cabe ao Serviço Social, no momento que antecede a matrícula, a avaliação socioeconômica dos candidatos mediante à Política de Ações Afirmativas.

Programa Bolsa Permanência - MEC: Ação do Governo Federal que concede auxílio financeiro aos estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente aos alunos, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, vinculado ao MEC. Esta bolsa tem caráter cumulativo com outras bolsas acadêmicas e pode ser solicitada diretamente ao Serviço Social, a qualquer momento. Para mais informações, acesse: permanencia.mec.gov.br

Programas de Assistência Estudantil da UFSJ: Criados com base no Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto nº7234/2010) e instituídos pela Resolução 033 de 2014 da UFSJ, são destinados aos alunos em primeira graduação, na modalidade presencial que tenham famílias em situação socioeconômica insuficiente para prover as condições necessárias a sua permanência na universidade até a conclusão do curso.

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

1) Auxílio de Promoção Socio Acadêmica: Trata-se de um suporte financeiro depositado mensalmente em conta corrente pessoal do aluno, valor que é definido anualmente pelo Conselho Diretor da Universidade.

•  Componente ALIMENTAÇÃO: percentual de 24% do valor do auxílio;
•  Componente MORADIA: percentual de 25% do valor do auxílio;
•  Componente TRANSPORTE: percentual de 10% do valor do auxílio;
•  Componente PERMANÊNCIA: percentual de 41% do valor do auxílio.

2) Auxílio-Creche: Pagamento de valor mensal por criança com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses, filho(a) de discente classificado em qualquer perfil do processo de avaliação socioeconômica, a fim de auxiliar na contratação de serviços de creche ou cuidadores. Nos períodos de férias e recessos acadêmicos o auxílio não é pago.

3) Auxílio às Atividades Pedagógicas: Apoio financeiro para atividades de campo previstas no programa do curso, que necessitem de pernoite em outra cidade e também para participação em eventos científicos e/ou culturais. Esse auxílio pode ser cumulativo, e os prazos para solicitação são de 20 dias de antecedência para atividades de campo e 30 dias para eventos científicos e /ou culturais.

4) Auxílios de Saúde: Oferta de atendimentos médicos, laboratoriais e odontológicos em rede de serviços credenciados, para discentes classificados em qualquer perfil de I a XII.

Como participar? A única forma de participar dos Programas de Assistência Estudantil da UFSJ é por meio da aprovação e classificação no Processo de Avaliação Socioeconômica, que estabelece 12 perfis a partir do índice de vulnerabilidade.

Como me inscrever no Processo de Avaliação Socioeconômica? Acesse a página da PROAE e siga os passos: 1) acesse o edital; 2) faça sua inscrição on-line; 3) providencie a documentação exigida; 4) entregue no local indicado, respeitando os prazos estabelecidos. O resultado final é publicado na mesma página.

Quando posso me inscrever? A avaliação socioeconômica é realizada nos períodos estabelecidos em editais de promoção. Já os auxílios creche, de atividades pedagógicas e de saúde não dependem da publicação de edital. A solicitação da avaliação socioeconômica para estes auxílios pode ser feita a qualquer momento no Serviço de Assistência Social.

DÚVIDAS FREQUENTES

Moro com minha família em Divinópolis. Tenho direito ao Auxílio? Sim, exceto o Componente Moradia. Caso eu more próximo ao CCO tenho direito ao Auxílio? Sim, mas se você morar a menos de 3 km do Campus, não poderá receber o Componente Transporte.

Todos os alunos podem receber o Componente Alimentação? Não. Alunos que residem com a família em Divinópolis e com perfil socioeconômico classificado no nível IV ou superior não têm direito.

Recebo uma bolsa acadêmica (como PET, Iniciação Científica, Monitoria e outras). Posso pedir o Auxílio? Pode! Você somente não poderá receber o Componente Permanência. Nas férias a bolsa é paga? Fique tranquilo (a)! O auxílio também é pago nas férias e recessos escolares.

Para o acesso aos atendimentos de Serviço Social, de Assuntos Pedagógicos e de Psicologia é necessário passar pela Avaliação Socioeconômica?Não! Os atendimentos do Setor são disponibilizados a todos os alunos do CCO. Somente para recebimento de auxílios é necessária avaliação socioeconômica.

Tenho um (a) filho (a), mas a criança não mora comigo ou não está sob meus cuidados diretamente. Tenho direito ao auxílio-creche? Sim. Caso um dos pais seja aluno da UFSJ, poderá solicitar o auxílio ao Serviço Social. Caso ambos os pais sejam alunos em vulnerabilidade socioeconômica, haverá apenas um (1) auxílio por criança.

Quero participar de um congresso fora da cidade. Posso solicitar o Auxílio a Atividades Pedagógicas? Depende. O auxílio será concedido ao estudante em vulnerabilidade socioeconômica que comprovar a participação como apresentador de pôster ou da peça artística, ou comunicação oral no evento.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Restaurante Universitário - Fornecimento diário de almoço a qualquer estudante da UFSJ com custo reduzido. Alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada têm as refeições subsidiadas integralmente.

Rede credenciada - Parcerias estabelecidas com prestadores de serviços de Divinópolis, que oferecem facilidades aos alunos, com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao lazer, saúde, cultura etc. A lista pode ser consultada pessoalmente no guichê de atendimento do Setor de Assistência Estudantil ou pela internet (PDF).

Cadastro de oferta de moradias - Relação de vagas de moradia em repúblicas e pensões, visando facilitar o acesso aos anúncios para alunos ingressantes e demais interessados. O Serviço Social recebe e organiza as ofertas, e a responsabilidade pelas vagas é exclusiva de cada anunciante. A lista pode ser consultada pessoalmente no guichê de atendimento do Setor de Assistência Estudantil ou clicando aqui (PDF).