IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL - A CERÂMICA NA ARTE EDUCAÇÃO


IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL - A CERÂMICA NA ARTE EDUCAÇÃO

 

IDENTIDADE E MEMÓRIA

2, 3 E 4 DE SETEMBRO

PROGRAMAÇÃO

MESAS DE COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS

HOSPEDAGEM E TRANSPORTE EM SÃO JOÃO DEL REI

 

 

Realização:

 

ufsj_logo.jpg          Logo Artes Aplicadas3-5.jpg

 

Universidade Federal de São João del Rei – Curso de Artes Aplicadas, em parceria com o Instituto de Artes da UNESP/Universidade Estadual Paulista/SP e com o InstitutoCultural da Cerâmica de Cunha – ICCC

 

Local: São João del Rei – Minas Gerais

Campus Tancredo Neves (CTAN) – UFSJ

Anfiteatro da Biblioteca do CTAN e Laboratório Escola de Cerâmica

2, 3 e 4 DE SETEMBRO de 2015.

 

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE O EVENTO

 

O Seminário Internacional “A Cerâmica na Arte Educação” foi criado em 2012, numa parceria entre a UNESP/SP e ICCC/Cunha e se propõe a discutir a ponte entre o universo da Cerâmica e da Educação.Este debate, iniciado no I Seminário e aprofundada no II Seminário que aconteceram na cidade de Cunha - SP. A terceira edição do evento, realizada em 2014, em Bogotá, Colômbia, extrapolou as fronteiras do Brasil, ganhando uma outra dimensão; e ampliou o escopo das discussões para abarcar também os aspectos culturais e seus desdobramentos em diversos modelos de educação formal e não formal em que a cerâmica está inserida. Abraçando a proposta do evento, o curso de Artes Aplicadas, ênfase em cerâmica, da Universidade Federal de São João del Rei, traz para si a responsabilidade de dar continuidade a esse importante fórum para o fomento da Cerâmica no Brasil e no mundo em todos os seus desdobramentos.Em sua quarta edição, o seminário se realizará na histórica cidade de São João del Rei - MG, no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del Rei, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

 

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL - A CERÂMICA NA ARTE EDUCAÇÃO

 

Nesta edição do evento continuaremos trocando experiências sobre o ensino da cerâmica artística em diversos tipos de programas acadêmicos, discutindo seus conteúdos e metodologias. Abordaremos também o ensino da cerâmica como forma de preservação da memória e da identidade dos povos, em seus saberes e fazeres e ainda em seu repertório formal e simbólico. A cerâmica será concebida neste evento como veículo e receptáculo do patrimônio material e imaterial de diversas etnias e tradições, e como testemunha material da própria história humana.

 

Participantes: professores e alunos do ensino técnico, da graduação e pós-graduação, ceramistas, artistas, educadores, e comunidade em geral.

 

Objetivos:

·         Avaliar e buscar a melhor estrutura pedagógica para os cursos de cerâmica em nível técnico; superior e de pós-graduação.

·         Investigar as diversas modalidades de educação e fomento da cerâmica e suas metodologias e conteúdos mais adequados.

·         Explorar as possibilidades da cerâmica como materialização e fonte de estudo da cultura e da história dos povos e comunidades ceramistas. 

·         Trazer à tona o papel dos museus e acervos em prol do reconhecimento da cerâmica como um dado eficaz na preservação da memória dos povos.

 

 O seminário fornecerá certificado de participação com 30 horas de atividades.

 

DATAS IMPORTANTES:

 

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS: ENCERRADAS 

 

INSCRIÇÕES COMO PARTICIPANTE OUVINTE: ATÉ 31 DE AGOSTO, POR E-MAIL ceramicanaeducacao@ufsj.edu.br (enviar ficha de inscrição abaixo)

 

ACEITES E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: DIVULGAÇÃO ATÉ 2 DE JULHO, PARA RECEBIMENTO DAS INSCRIÇÕES EM GERAL.

 

Local: São João del Rei – Minas Gerais, Brasil

Anfiteatro da Biblioteca do CTAN (Campus Tancredo Neves) da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Auditório da Biblioteca e Laboratório Escola de Cerâmica.

 

Data: 2, 3 E 4 DE SETEMBRO de 2015.

 

 

Todos os participantes (palestrantes e ouvintes) devem preencher esta ficha de inscrição para receber os certificados:

 


FICHA DE INSCRIÇÃO

 

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CERÂMICA NA ARTE-EDUCAÇÃO

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME:

ENDEREÇO:

 CIDADE: ESTADO:

TELEFONES:( ) CELULAR: ( )

EMAIL:

INSTITUIÇÃO NA QUAL ESTÁ VINCULADO :

INDIQUE ABAIXO QUAL É O SEU VÍNCULO COM A CERÂMICA:

(  ) ALUNO (  ) PROFESSOR (  ) CERAMISTA (  ) ARTISTA PLÁSTICO

 (  )  OUTROS,QUAL?.......................................................................................

 

ESCREVA QUAL É A SUA EXPECTATIVA E INTERESSE PELO SEMINÁRIO:

.........................................................................................................................................

ATENÇÃO: ESSA FICHA DEVERÁ SER PREENCHIDA E ENCAMINHADA PARA O EMAIL:   ceramicanaeducacao@ufsj.edu.br


 

 

 

Línguas de trabalho: Português e Espanhol

Os trabalhos serão aceitos na forma de artigos, e deverão conter: título, autoria, resumo (de 100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), palavras-chave (até quatro), texto e referências (de acordo com a normatização atualizada da ABNT). Estes devem ter no mínimo sete (07) e no máximo quinze (15) páginas, excluindo-se os anexos. Seguir a formatação:

- Fonte: Arial, tamanho 12, justificada, espaçamento 1,5 da entrelinha

- Margens: 3,0 cm à direita, esquerda, inferior e superior em papel A4

Todas as páginas do trabalho devem ser contadas sequencialmente, a numeração deve ser apresentada a partir da primeira página textual, em algarismo arábico, no canto superior direito.